Pedra Branca adota canal anônimo para denúncias e relatos de irregularidades

Ferramenta ajuda a detectar assédio, corrupção, discriminação e outros desvios éticos.

A Pedra Branca Escavações implementa um novo sistema de comunicação para relatos de irregularidades. A ferramenta, fornecida pela empresa Contato Seguro, estabelece uma linha direta para que colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade possam comunicar desvios de conduta e outras preocupações de forma anônima e segura.

A consultora Edna dos Santos Alvarenga Waclawovsky afirma que a iniciativa cria "uma linha aberta com clientes e fornecedores". Ela explica que o sistema serve para receber informações sobre qualquer prática que não esteja de acordo com as políticas da empresa, o que permite à gestão identificar e corrigir problemas de forma estruturada.

Para o estagiário da Pedra Branca Gustavo de Souza Vieira, o anonimato é um dos pilares do novo sistema, pois "torna mais fácil mentalmente e sentimentalmente denunciar alguém que esteja fora dos padrões". Ele pontua que o canal pode ser utilizado por qualquer pessoa envolvida direta ou indiretamente com a empresa, o que permite administrar as relações com quem está nas obras e com os moradores das regiões afetadas por elas. Vieira considera o portal importante para a imagem interna e externa da empresa, um "combo de benefícios" que posiciona a companhia no mercado. "Realmente acredito que essa novidade nos ajuda a continuar nossa jornada de forma profissional e ética", declara.

O canal é operado pela Contato Seguro, empresa fundada em 2008. Sua executiva comercial, Ana Paula Vargas Pilla Dias, informa que a companhia é hoje a maior do setor na América Latina e atende de pequenas empresas a corporações como Petrobras e Nubank. "O canal de denúncias ele é feito para as pessoas", diz, ao justificar a diversidade de clientes. Segundo ela, a ferramenta permite a detecção de irregularidades como assédios, desvios, corrupção, discriminação e furto.

Multimeios

Para a Pedra Branca são disponibilizados quatro meios de comunicação. O primeiro é um número 0800 exclusivo, com funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, e atendimento realizado por psicólogos. As outras opções incluem um site com formulário, um aplicativo para dispositivos móveis e um canal de WhatsApp que opera com inteligência artificial, onde o relato pode ser feito por texto ou áudio. Dias explica que a variedade de plataformas visa incluir todos os perfis de público, de pessoas com menor familiaridade com tecnologia a indivíduos com menor nível de instrução.

A executiva comercial ressalta que empresas sem um canal de denúncias correm o risco de perder até 5% de seu faturamento bruto anual. Além do impacto financeiro, ela menciona a melhoria no clima organizacional e na produtividade. A implementação da ferramenta também atende à Lei 14.457 de 2022, que torna o canal obrigatório para empresas com o objetivo de reduzir o assédio e apoiar a manutenção de mulheres no mercado de trabalho.

"O canal de denúncias ele serve para que a gente enquanto empresa possa detectar tudo que está acontecendo", finaliza . Ela define a ferramenta como um meio para "escutar o coração da empresa" e manter um ambiente seguro, saudável e guiado pelo respeito e pela confiança.