Transformação digital e compliance guiam novo ciclo da Pedra Branca Escavações

Empresa aposta em capacitação acessível e novas normas técnicas para o setor de túneis.

Luiz Guilherme Isfer Maciel
Diretor técnico

Para a Pedra Branca Escavações, a chegada de 2026 vai além das festividades: marca o início de um novo ciclo de avaliação e definição de metas. É um período dedicado à continuidade dos processos de melhoria e ao começo de novas etapas na transformação digital da companhia. O PBEsc News, agora em sua 19ª edição, acompanha tal movimento e passa por mudanças, com novidades que serão implementadas para o público nas próximas edições.

A transformação digital da empresa, iniciada há cinco anos com a implementação do SAP, atinge agora um novo patamar. O ano passado encerrou-se com a integração bem-sucedida entre o sistema Sênior de RH e a plataforma SAP. Paralelamente, o escritório de processos amadureceu ao finalizar a documentação e a normatização das atividades administrativas de retaguarda, estabelecendo novos procedimentos e instruções de trabalho.

A etapa seguinte contempla o início dos treinamentos para as equipes administrativas e o mapeamento dos processos de produção. Esta ação tem duplo objetivo: aprimorar a qualidade percebida pelo cliente e capacitar nossos profissionais.

A alma desta edição reside nas recentes celebrações de Natal e Ano Novo e, sem fugir do trocadilho, o "presente" que oferecemos agora é o novo Canal de Ética e Comunicação da empresa. Ferramenta que consolida a área de compliance, o canal surge como uma evolução natural do escritório de processos. Trata-se de uma plataforma aberta a funcionários, clientes e à sociedade para o reporte de incidentes e informações, visando aumentar a transparência e aprimorar condutas.

Por fim, trazemos uma entrevista com o consultor em geologia de engenharia, Edmundo Talamini Neto. Gostaria de expressar minha satisfação pessoal na publicação das palavras daquele que foi meu colega de pós-graduação, além de suas valiosas contribuições profissionais com a Pedra Branca. É sempre um excelente momento para refletirmos sobre a importância de retribuir à sociedade o conhecimento adquirido.

Nesse sentido, a capacitação promovida pela empresa busca ser mais acessível, incluindo a criação de vídeos e o desenvolvimento de normas técnicas junto à ABNT. O propósito é registrar e compartilhar conhecimento para construir, em conjunto com a sociedade, melhores práticas na construção de túneis.