Colaboração entre áreas ganha foco com nova política de desempenho interno

Iniciativa da Pedra Branca busca identificar gargalos, promover excelência e reconhecer equipes.

A Pedra Branca Escavações formaliza um novo ciclo de avaliação de desempenho interno, com a implementação de pesquisas de satisfação semestrais. A decisão surge após a análise dos resultados da primeira sondagem do gênero, e uma nova edição já está em fase de planejamento. A iniciativa visa manter uma ferramenta contínua para medir e aprimorar a qualidade dos serviços entre os departamentos de suporte e as operações da empresa.

A iniciativa, segundo a gerente administrativo e financeiro, Larissa Isfer, busca institucionalizar a busca pela excelência na colaboração interna. O objetivo é que a medição periódica fomente uma cultura de melhoria contínua, alinhada à missão da companhia de prestar serviços com agilidade e foco na satisfação do cliente.

O projeto piloto, que serviu como base para a nova política, foi uma pesquisa de satisfação de serviços internos. “Nós queríamos saber como estava a percepção dos departamentos uns em relação aos outros”, explica Larissa. O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2025, e seus resultados foram divulgados em julho, durante o evento interno Siri 5.

Naquela ocasião, a análise focou em diagnosticar pontos de atrito e gargalos, como tempo de resposta e qualidade do atendimento. A pesquisa foi desenvolvida em conjunto com o escritório de processos para fornecer à diretoria um panorama claro sobre onde agir para otimizar os fluxos de trabalho.

Por primeiro

Os resultados da primeira edição indicaram um desempenho notável do departamento financeiro, que liderou em todos os quesitos avaliados. O setor obteve 76% de avaliações como “excelente” em cordialidade, 64% em tempo de atendimento e 85% em qualidade geral do serviço prestado.

Para a gerente, esses números refletem uma filosofia de trabalho que deve ser disseminada. “A gente trabalha para atender as pessoas, os departamentos e as obras com qualidade, cordialidade, educação e respeito, sempre procurando entender a dor dos outros departamentos”, afirma.

Larissa defende que a cultura de colaboração interna é um desdobramento direto da missão da empresa para o mercado externo. “Se a missão da Pedra Branca é ter a agilidade e a satisfação do cliente como diferenciais, por que não vamos tratar nossos pares dessa forma?”, questiona.

Premiação

Com base nesse diagnóstico, a companhia agora avança para a próxima etapa: a criação de um sistema de premiação. A intenção é gerar um reconhecimento formal para os departamentos que se destacarem nas futuras edições da pesquisa, incentivando o engajamento e a busca por melhores resultados.

Paralelamente, a Pedra Branca anuncia a retomada de outra avaliação de desempenho, suspensa após uma mudança de sistema. Esta segunda pesquisa focará na qualidade dos lançamentos administrativos no sistema SAP, premiando as equipes de obras que demonstrarem maior precisão e demandarem menos correções.

A reativação desta sondagem atende a uma demanda dos próprios colaboradores, que, segundo a gerente, veem na iniciativa um importante fator de motivação. Um levantamento no sistema já está em andamento para definir os critérios da nova premiação.