Evento em hotel rural reúne equipes e foca na colaboração para elevar eficiência operacional.
TIJUCAS DO SUL – Com o objetivo de otimizar a gestão interna e de fortalecer os vínculos entre seus departamentos, a Pedra Branca Escavações (PBEsc) realizou, nos dias 25 e 26 de julho, mais uma edição de seu encontro de profissionais Siri. Sediado no Hotel Vila Passaredo, em Tijucas do Sul (PR), combinou atividades experienciais e workshops técnicos focados no alinhamento de processos, na capacitação de equipes e na promoção de uma cultura de responsabilidade individual e coletiva.
A iniciativa reuniu engenheiros, administradores de obras, almoxarifes e outros profissionais da empresa. Segundo a gestão, o encontro foi desenhado para aprimorar a eficiência operacional e a comunicação interna.
"O que a gente espera é a melhoria na comunicação interna e o aumento da sinergia entre os departamentos em busca de melhores resultados", afirma o gerente de recursos humanos da PBEsc, Edmilson Antônio Ferreira. "A intenção é reduzir conflitos, alinhar procedimentos e, um tema muito importante que ficou claro, é o foco no resultado, com todos na mesma direção. Buscamos formar uma equipe coesa para atingir os objetivos”, especifica.
A programação teve início na sexta-feira (25) com a Adventure Experience, atividade ao ar livre projetada para desenvolver a colaboração. “Esta edição do Siri teve como foco principal o alinhamento de papéis e responsabilidade”, explica a consultora Edna dos Santos Alvarenga Waclawovsky. “As atividades experienciais foram pensadas para fortalecer a comunicação. Somos adultos, e sabemos que, quando colocamos a mão na massa, aprendemos com mais facilidade", reforça.
Naquela tarde, os participantes se dedicaram a workshops técnicos. As sessões abordaram temas como a simulação de compras e lançamentos contábeis no sistema de gestão SAP B1, a estruturação de ordens de produção e um aprofundamento na gestão de estoques, desde seu mapeamento de fluxo até a análise de desafios cotidianos e boas práticas. Outro destaque foi um bate-papo sobre a rotina e os desafios do setor administrativo de obras.
O segundo dia do encontro, sábado (26), foi dedicado à análise de dados e à padronização de procedimentos. Foram apresentados os resultados de pesquisas internas sobre os níveis de serviço dos departamentos de apoio e a satisfação geral com o sistema SAP, o que aponta para um trabalho da empresa em medir e aprimorar suas ferramentas, e o atendimento interno.
A pauta seguiu com uma palestra sobre gestão de ativos, e workshops sobre o mapeamento do processo de cadastro de itens e a padronização dos processos de mobilização e desmobilização de obras. Foram discutidos os papéis e responsabilidades de cada profissional, a criação de checklists e o uso de tecnologia para automatizar o controle e gerar relatórios gerenciais.
Para Edna, o engajamento foi um diferencial do encontro: “A participação foi muito ativa. Infelizmente, nem todos puderam estar presentes, mas o público-alvo — como engenheiros, administrativos de obras e almoxarifes — compareceu em peso e trouxe questões reais do dia a dia”, relata. “Também abrimos espaço para que esses profissionais compartilhassem suas rotinas, o que enriqueceu muito as discussões", ensina.
A percepção de melhora na colaboração foi um dos principais resultados observados, segundo a gerência de RH. "No decorrer do nosso encontro, notamos uma melhora na interação de todos. A participação do pessoal foi sensacional, e isso contribuiu bastante para o nosso evento. Todos ficaram contentes, dando feedbacks de que foi positivo", conclui Ferreira.